Automobilismo

Cinco razões para acreditar que parceria entre Hulkenberg e Renault pode dar certo

Na última sexta-feira (14), a equipe francesa anunciou um acordo por ‘múltiplos anos’ com o piloto alemão

Automobilismo POR Conteúdos Especiais

Por: Marcos Gil

hulkenberg
(Foto: Instagram/Nico Hulkenberg)

Na última sexta-feira (14), a Renault anunciou a contratação de Nico Hulkenberg para as próximas temporadas. Em seu segundo ano na volta à Fórmula 1 com equipe própria, a montadora francesa apostou no alemão de 29 anos para liderar o projeto que visa a conquista do título mundial. Apesar de não ter sido o primeiro nome na lista de desejos, Hulk pode ser o nome ideal para liderar o futuro da esquadra rumo aos seus melhores dias. Confira abaixo os cinco principais motivos para acreditar que a parceria poderá dar certo.

Carreira irretocável até chegar à Fórmula 1

LONGFIELD, UNITED KINGDOM - APRIL 29:  Nico Hulkenberg of Germany celebrates his victory ahead of Robbie Kerr of Great Britain on the podium following the British A1 Grand Prix Feature Race at Brands Hatch on April 29, 2007 in Longfield, England.  (Photo by Paul Gilham/Getty Images)
(Foto: Paul Gilham/Getty Images)

Poucos pilotos da Fórmula 1 tiveram uma carreira tão condecorada nas categorias formadoras quanto Nico Hulkenberg. Em seu primeiro ano pilotando carros, com 19 anos, foi campeão da, hoje extinta, Fórmula BMW alemã. Em 2007, estreou na disputadíssima Fórmula 3 europeia e ficou em terceiro, conquistando o título no ano seguinte. Em 2009, foi campeão da GP2 em seu ano de estreia, sendo apenas o terceiro a conseguir o feito – os dois primeiros foram Nico Rosberg e Lewis Hamilton. Ao longo desse tempo, foram 36 vitórias, 29 pole positions e cinco títulos.

Momentos de brilhantismo

SAO PAULO, BRAZIL - NOVEMBER 06:  Nico Huelkenberg (centre white) of Germany and Williams celebrates in the paddock with team mates after finishing first during qualifying for the Brazilian Formula One Grand Prix at the Interlagos Circuit on November 6, 2010 in Sao Paulo, Brazil.  (Photo by Mark Thompson/Getty Images)
(Foto: Mark Thompson/Getty Images)

Desde que virou, de fato, um piloto formado, Hulkenberg teve alguns momentos de brilhantismo em sua carreira. Logo em seu primeiro ano na Fórmula 1, conquistou uma surpreendente pole position no Grande Prêmio do Brasil com uma fraquíssima Williams, já na descendente que a levou aos piores anos de sua história. Em 2013, na Sauber, simplesmente trucidou seu companheiro Esteban Gutierrez, terminando o campeonato com uma acachapante vantagem de 45 pontos (51 a 6). No ano passado, participou das 24 Horas de Le Mans pela primeira vez e venceu a tradicional prova. Hulk ainda demonstra na pista sinais de que pode ser um piloto de elite, como a ultrapassagem sobre Valtteri Bottas por fora de uma chicane no GP do Japão deste ano. Resta a ele tornar uma rotina esses momentos de brilho.

Parceria com Frederic Vasseur

HOCKENHEIM, GERMANY - JULY 29: Renault Sport Racing Director Frederic Vasseur sits on the pit wall during practice for the Formula One Grand Prix of Germany at Hockenheimring on July 29, 2016 in Hockenheim, Germany.  (Photo by Mark Thompson/Getty Images)
(Foto: Mark Thompson/Getty Images)

O chefe de equipe da Renault, Frederic Vasseur, conhece muito bem Nico Hulkenberg. Com um histórico vencedor nas categorias juniores, o dirigente liderou a ASM e a ART GP, equipes pelas quais Hulkenberg venceu o Master de Fórmula 3, a Fórmula 3 europeia e a GP2. Foram três anos de parceria, com dois títulos nas principais categorias de formação e uma vitória na tradicional prova da F3.

Histórico de sucesso da Renault com pilotos alemães

HOCKENHEIM, GERMANY - JULY 19:  (L-R) Sebastian Vettel of Germany and Red Bull Racing and Michael Schumacher of Germany and Mercedes GP attend the drivers press conference during previews to the German Grand Prix at Hockenheimring on July 19, 2012 in Hockenheim, Germany.  (Photo by Lars Baron/Getty Images)
(Foto: Lars Baron/Getty Images)

A relação entre Renault e a Alemanha já se mostrou ser uma combinação poderosa na Fórmula 1. Em 1994 e 1995, a montadora, na época repaginada como Benetton, levou Michael Schumacher aos dois primeiros de seus sete títulos mundiais. E entre 2010 e 2013, os motores franceses impulsionaram a Red Bull tetracampeã com Sebastian Vettel em seu cockpit. Ou seja, dos 11 títulos de pilotos que a Alemanha já conquistou (segundo país mais vezes campeão), a Renault fez parte de seis deles.

Renault e Fernando Alonso

SAO PAULO, BRAZIL - SEPTEMBER 25:  Fernando Alonso of Spain and Renault celebrates with his team-mates after winning the World Championship after finishing third in the Brazilian F1 Grand Prix at the Autodromo Interlagos on September 25, 2005 in Sao Paulo, Brazil.  (Photo by Paul Gilham/Getty Images)
(Foto: Paul Gilham/Getty Images)

No início dos anos 2000, a Renault decidiu retornar com sua equipe própria à Fórmula 1 no lugar da Benetton. Em seu segundo ano, a montadora decidiu apostar todas as suas fichas em Fernando Alonso, então um jovem promissor, para liderar o seu futuro. Em 2005, o espanhol quebrou a hegemonia de Michael Schumacher e Ferrari, que durava desde 2000, e conquistou seu primeiro título mundial, feito que repetiria em 2006. Em 2017, a Renault vai para seu segundo ano nessa nova volta como equipe própria e decidiu apostar em Hulkenberg para assumir o papel exercido por Alonso na década passada. Apesar de mais velho que o espanhol à época, o alemão ainda está longe de ser um veterano e tem tudo para repetir a história de sucesso do Príncipe das Astúrias.

Confira os melhores momentos da segunda corrida da etapa de Monza da Fórmula V8!



Notícias

Automobilismo

Programação da TV

Fundamos o Esporte Interativo em 2007 para ser uma empresa dedicada a produzir e distribuir conteúdo esportivo em múltiplas plataformas e para estar perto do apaixonado por esportes, onde ele estiver. Por isso, falamos com a linguagem do torcedor, com paixão e emoção. Foi assim que escolhemos e nos orgulhamos dessa decisão, em todas as mídias que estamos presentes.

© 2014 ESPORTE INTERATIVO. Todos os Direitos Reservados.

Powered by WordPress.com VIP
 ;