Brasil de Ouro

Em reunião, COI propõe medidas para WADA tornar o combate ao doping mais efetivo

A entidade máxima do movimento olímpico recomendou algumas novas medidas com o objetivo de tornar o sistema mais eficiente, transparente e harmônico

Brasil de Ouro POR Conteúdos Especiais
(Foto: Greg Martin/IOC)
(Foto: Greg Martin/IOC)

A preocupação com o combate ao doping continua sendo uma das questões mais discutidas por membros do Comitê Olímpico Internacional. Em uma reunião neste sábado, em Lausanne, na Suíça, a entidade recomendou algumas novas medidas para a Agência Mundial Antidoping (Wada). O objetivo é tornar o sistema antidopagem mais eficiente, transparente e harmônico.

Basquete, vôlei, futsal, natação ou atletismo? Qual o seu esporte favorito? Clique, nos conte e ganhe um benefício exclusivo.

Uma das principais propostas do COI está a criação de uma nova autoridade para realizar exames antidoping que estaria sob o controle da WADA. Dirigentes do COI também pedem que a Agência Mundial Antidoping tenha mais autoridade em relação às agências antidoping nacionais.

Além disso, o COI sugeriu que a WADA estabeleça um sistema antidopagem mundial, com padrões a serem seguidos por todas as federações internacionais das modalidades – com transparência sobre as responsabilidades de cada entidade.

“A Wada acolhe todas as propostas construtivas destinadas a reforçar o esporte limpo. A reunião deste sábado foi mais uma parada na nossa estrada para fortalecer a Wada e o sistema antidoping global. As recomendações serão consideradas junto com outras que recebemos das partes interessadas sobre questões chaves como o modelo de gestão e o financiamento da Wada, consequências para não conformidade (com o código antidoping), investigações e exames”, disse Sir Craig Reedie, presidente da Wada.

Em relação às punições por uso de doping, a proposta é que as sanções devam ser ser delegadas à Corte Arbitral do Esporte (CAS). O COI ainda pediu responsabilização criminal para membros de comissões técnicas que facilitarem o doping.

O comitê executivo da WADA tem uma reunião agendada no dia 20 de novembro para analisar as propostas do COI e traçar o planejamento para o combate antidoping. Caso as propostas sejam aprovadas, o COI está pronto para continuar investindo no financiamento do combate ao doping.

VEJA MAIS! Briga na torcida do Flamengo marcou clássico contra o Vasco no campeonato estadual de basquete! 


Notícias

Brasil de Ouro

Programação da TV

Fundamos o Esporte Interativo em 2007 para ser uma empresa dedicada a produzir e distribuir conteúdo esportivo em múltiplas plataformas e para estar perto do apaixonado por esportes, onde ele estiver. Por isso, falamos com a linguagem do torcedor, com paixão e emoção. Foi assim que escolhemos e nos orgulhamos dessa decisão, em todas as mídias que estamos presentes.

© 2014 ESPORTE INTERATIVO. Todos os Direitos Reservados.

Powered by WordPress.com VIP
 ;