Futebol Brasileiro

10 fatos que você provavelmente não sabia sobre o Flamengo; confira e faça o teste

Rubro-Negro completa 121 anos de algumas histórias inusitadas

Futebol Brasileiro POR Futebol Brasileiro
(Foto: Alexandre Loureiro/Getty Images)
Rubro-Negro comemora 121 anos de existência (Foto: Alexandre Loureiro/Getty Images)

No dia dos 121 anos do Flamengo, o Esporte Interativo desafia os torcedores rubro-negros a saírem desta matéria sem encontrar alguma novidade ou aumentar um pouco o conhecimento sobre o time do coração. Antes do nosso top 10, mais um fato extra: o aniversário de fundação do clube da Gávea não é no dia 15, mas sim em 17 de novembro. O adiantamento das comemorações foi escolhido logo na primeira reunião dos fundadores, pela praticidade do feriado da Proclamação da República.

Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro e Vasco! Esse é o G4 do Censo do Esporte Interativo. Clique e ajude seu time a subir na tabela

1 – O Mais Querido

Apesar da crença popular, o apelido de Mais Querido não veio pelo tamanho que a torcida do Flamengo tomou, mas sim por uma simples votação. Em 1927, no Rio de Janeiro, torcedores rubro-negros e do Vasco disputaram voto a voto a Taça Salutaris como espécie de disputa de popularidade, e o clube da Gávea acabou levando a melhor.

2 – Campeão maratonista

No ano mais glorioso na história rubro-negra, 1981, o Flamengo correu contra o tempo para levantar três taças, duas as mais importantes de sua história. Em período de 20 dias, o clube da Gávea foi campeão carioca, sobre o Vasco, da Copa Libertadores, contra o Cobreloa-CHI, e da Copa Intercontinental, antigo Mundial Interclubes, em cima do Liverpool-ING.

3 – Recordes nas arquibancadas

O Fla-Flu final do Campeonato Carioca de 1963 é o maior público de um jogo entre clubes, com 194.603 presentes. Dos 10 maiores públicos do futebol brasileiro, quatro são do Flamengo. Cinco são da Seleção Brasileira e o restante do top 10 foi em um Botafogo x Portuguesa-RJ. A explicação? Era rodada dupla, após um jogo do Rubro-Negro.

4 – Zico, o artilheiro máximo

O Galinho não é só o maior ídolo e maior camisa 10 do Flamengo, é também o maior goleador da história do clube, com 508 tentos. O número de Zico é quase duas vezes maior do que o segundo colocado, o também camisa 10 Dida, que jogou pelo Rubro-Negro nas décadas de 1950 e 1960 e anotou 264 gols.

5 – Durval, na história por um jogo

Ao marcar sete gols sobre o Campos, em 1950, em amistoso, Durval tornou-se o jogador a marcar mais vezes pelo Flamengo em uma mesma partida. O duelo acabou em 13 a 1 para o Rubro-Negro.

6 – Uma Nação

Em 1979, o Flamengo levou 2,4 milhões de torcedores às arquibancadas. Em 44 jogos, naquela ano, a média de público do Rubro-Negro foi de 54.606 pessoas. O número total é superior à população de cerca de 100 países.

7 – Início gringo

Nos seus primeiros anos no futebol, o Flamengo não foi comandado por um técnico, e sim pelo Ground Comitteé, espécie de comissão técnica. Quando finalmente decidiu contratar um comandante, o clube foi buscar um estrangeiro, o uruguaio Ramon Platero, que assumiu a equipe em 1921.

8 – Vanguarda e festa nas arquibancadas

O clube da Gávea também foi pioneiro nas festas de torcidas. No país, o Fla teve a primeira torcida organizada. Tratava-se da Charanga Rubro-Negra, fundada por Jaime de Carvalho, que começou em 1942 e estreou logo em um Fla-Flu, que acabou empatado em 1 a 1.

9 – Vanguarda e grana no bolso

O Flamengo foi o primeiro clube no Brasil a ter um patrocinador. A parceria com a Petrobrás, que começou em 1984, durou quase 25 anos e iniciou o movimento no Brasil. Hoje, na camisa, o Rubro-Negro conta com cinco anunciantes.

10 – Decacampeão no basquete

Não foi só no futebol que o Flamengo teve o seu momento de amplo domínio sobre os rivais. Nos anos de 1950, sob o comando do técnico Kanela, o time de basquete rubro-negro conquistou 10 Cariocas seguidos, de 1951 a 1960. Hoje, o Fla se destaca em âmbito nacional, e o basquete rubro-negro foi apelidado de Orgulho da Nação pelos torcedores.

A cobertura completa sobre o futebol brasileiro você confere nesta terç-feira (15), às 11h, no Conexão EI 1ª edição, às 13h, no Conexão EI 2ª edição, às 19h, no Caderno de Esportes 1ª edição, às 20h30, no Jogando em Casa, e às 22h30, no Noite dos Craques, no EI MAXX.

Bandeira alfineta rivais e compara Flamengo ao Batman

Notícias

Futebol Brasileiro

Programação da TV

Fundamos o Esporte Interativo em 2007 para ser uma empresa dedicada a produzir e distribuir conteúdo esportivo em múltiplas plataformas e para estar perto do apaixonado por esportes, onde ele estiver. Por isso, falamos com a linguagem do torcedor, com paixão e emoção. Foi assim que escolhemos e nos orgulhamos dessa decisão, em todas as mídias que estamos presentes.

© 2014 ESPORTE INTERATIVO. Todos os Direitos Reservados.

Powered by WordPress.com VIP