Futebol Brasileiro

Cruzeiro 6x2 Santos: goleada histórica sobre o time de Pelé completa 50 anos

Raposa encaminhou o título da Taça Brasil no primeiro jogo da decisão, no dia 30 de novembro de 1966; Raposa venceu também a partida da volta, em São Paulo

Futebol Brasileiro POR Futebol Brasileiro
Cruzeiro conquistou a Taça Brasil em 1966 (Foto: Cruzeiro/Divulgação)
Cruzeiro conquistou a Taça Brasil em 1966 (Foto: Cruzeiro/Divulgação)

Diante do Santos liderado por Pelé, era difícil apostar no título do Cruzeiro na final da Taça Brasil de 1966. Entretanto, há exatos 50 anos, o clube mineiro contrariou qualquer expectativa e encaminhou a primeira taça nacional da Raposa e de Minas Gerais. E não foi só isso. Como se não bastasse o título brasileiro, a equipe celeste carimbou a conquista com uma goleada de 6 a 2, no dia 30 de novembro daquele ano.

Comandado por Airton Moreira, o Cruzeiro foi a campo Raul; Pedro Paulo, Willian, Procópio e Neco; Wilson Piazza, Dirceu Lopes e Tostão; Natal, Evaldo e Hilton Oliveira. Os autores dos gols foram Dirceu Lopes, três vezes, Natal e Tostão, além de Zé Carlos, que marcou contra o próprio patrimônio. O Peixe foi à rede duas vezes com Toninho Guerreiro.

Depois da goleada de 6 a 2 no Mineirão, o Cruzeiro foi para o segundo jogo da decisão com moral e conquistou o título com nova vitória sobre o Santos, dessa vez por 3 a 2, de virada, no Pacaembu. Tostão, Dirceu Lopes e Natal fizeram os gols do clube mineiro na partida de volta.

Ficha técnica – Cruzeiro 6×2 Santos

Data: 30 de novembro de 1966
Local: Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão), em Belo Horizonte
Juiz: Armando Marques (RJ)
Público: 77.325 (pagantes) / 90.000 (estimado)

Escalação:

Cruzeiro: Raul; Pedro Paulo, Willian, Procópio e Neco; Wilson Piazza, Dirceu Lopes e Tostão; Natal, Evaldo e Hilton Oliveira. Técnico: Airton Moreira.

Santos: Gilmar; Carlos Alberto Torres, Mauro Ramos, Oberdan e Zé Carlos; Zito e Lima; Dorval, Toninho Guerreiro, Pelé e Pepe. Técnico: Lula.

A cobertura completa sobre o futebol brasileiro você confere nos canais Esporte Interativo.



Notícias

Futebol Brasileiro

Programação da TV

Fundamos o Esporte Interativo em 2007 para ser uma empresa dedicada a produzir e distribuir conteúdo esportivo em múltiplas plataformas e para estar perto do apaixonado por esportes, onde ele estiver. Por isso, falamos com a linguagem do torcedor, com paixão e emoção. Foi assim que escolhemos e nos orgulhamos dessa decisão, em todas as mídias que estamos presentes.

© 2014 ESPORTE INTERATIVO. Todos os Direitos Reservados.

Powered by WordPress.com VIP