Futebol Brasileiro

Imprensa colombiana diz que congestionamento pode ter causado pane seca em avião da Chape

Uma outra aeronave, da empresa Viva Colombia, teria declarado emergência em seu voo e solicitado prioridade de pouso em Medellín

Futebol Brasileiro POR Futebol Brasileiro
Avro RJ85 tem pouco mais de 3 mil km de autonomia (Foto: Reprodução)
Avro RJ85 tem pouco mais de 3 mil km de autonomia (Foto: Reprodução)

Segundo informações de algumas das maiores emissoras da Colômbia (RCN, Rádio Caracol e os jornais O Tiempo e El Espectador), uma aeronave foi colocada na frente do avião que transportava a delegação da Chapecoense na lista de prioridade de pouso do Aeroporto Internacional José María Córdova, em Medellín, o que fez com que a aeronave Avro RJ85, da empresa Lamia, efetuasse algumas voltas até que a aterrissagem fosse autorizada, algo não recomendado para uma aeronave com o perfil da que transportava a delegação do clube catarinense.

Ainda não se sabe o motivo que levou o Airbus da empresa Viva Colômbia desviar sua rota, que originalmente seria de Bogotá à San Andres, no Caribe, para pousar em Medellín.

O fato de que o avião da Chapecoense não explodiu após se chocar com o solo corrobora com a tese de pane seca. Em entrevista à TV Caracol, da Colômbia, o presidente da Associação de Aviadores Civis do país, Jaime Alberto Sierra, afirmou que crê nesta hipótese.

“O que se sabe é que ele (piloto do avião da Chapecoense) pediu prioridade para aterrissar, mas havia um avião da Viva Colombia com pouco combustível e estava em emergência, portanto tinha prioridade em relação à emergência do avião que desapareceu. Lamentavelmente, se não sei qual a emergência, não vai ter a prioridade que necessita. Então entramos na hipótese do que aconteceu e cremos que seja problema de falta de combustível”.

Outra possibilidade cogitada é que uma pane elétrica tenha sido detectada pelo piloto, o que o motivou a rodar em círculos para queimar combustível para tentar um pouso de emergência.

As caixas-pretas do avião já foram coletadas pelas autoridades colombianas, que pedem calma e tempo para que a investigação seja feita, como afirmou o ministro dos transportes colombiano Jorge Eduardo Rojas.

“Sim, já foram encontradas as caixas-pretas. E elas não têm nenhuma perda. Vamos saber tudo que se passou. Vou pedir um pouco de respeito à investigação. Com a caixa-preta não vamos perder nada. Qualquer coisa que falarmos agora será especulação. Os técnicos e especialistas já estão fazendo análises. Deem um tempo à investigação”.

Entenda o acidente:

Ainda na madrugada desta terça-feira (29), a Rádio Caracol, da Colômbia, noticiou que a aeronave modelo RJ 80 sumiu dos radares nos arredores do município de Rionegro. O avião de matrícula CP2933 decolou da Bolívia, onde a delegação da Chapecoense, além de convidados e membros da imprensa, fez uma escala, mas apresentou problemas elétricos entre os municípios de La Ceja e La Unión.

Os goleiros Danilo e Jackson Follmann, o lateral esquerdo Alan Ruschel e o zagueiro Neto foram resgatados, além de uma auxiliar de voo que ainda não foi identificada, e Rafael Henzel, jornalista da Rádio Oeste Capital.

Segundo a apuração do Esporte Interativo, Alan Ruschel e dois tripulantes estão no Hospital Sommer. O jogador sofreu fraturas na lombar e na coluna, está em estado crítico. No Hospital San Vicente de Paúl está Jackson Follmann, que está vivo e teve uma perna amputada. O Hospital San Juan de Díos de la Sierra diz que o goleiro Danilo não resistiu. O zagueiro Neto sofreu um trauma na cabeça e também está em estado grave. Após encontrar 71 corpos, a polícia deu por encerrada as buscas. No total, 77 pessoas embarcaram na aeronave.


Notícias

Futebol Brasileiro

Programação da TV

Fundamos o Esporte Interativo em 2007 para ser uma empresa dedicada a produzir e distribuir conteúdo esportivo em múltiplas plataformas e para estar perto do apaixonado por esportes, onde ele estiver. Por isso, falamos com a linguagem do torcedor, com paixão e emoção. Foi assim que escolhemos e nos orgulhamos dessa decisão, em todas as mídias que estamos presentes.

© 2014 ESPORTE INTERATIVO. Todos os Direitos Reservados.

Powered by WordPress.com VIP