Futebol Brasileiro

Mais 'latina', Série A do Brasileiro 2017 vai ter 12 novos jogadores estrangeiros

Clubes brasileiros mapeiam mercado sul-americano e acertam com atletas de seis nacionalidades diferentes

Futebol Brasileiro POR Futebol Brasileiro
Caicedo, Orejuela e Zeballos chegam ao futebol brasileiro em 2017(Crédito: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro/Nelson Perez-Fluminense/Chapecoense)
Caicedo, Orejuela e Zeballos chegam ao futebol brasileiro em 2017(Crédito: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro/Nelson Perez-Fluminense/Chapecoense)

por Pedro Ramos

Os clubes brasileiros estão, a cada ano, mais atentos ao mercado sul-americano. Para a temporada 2017, 12 reforços de todo o continente chegam ao Brasil para reforçar os times da Série A. São quatro argentinos, três equatorianos, dois colombianos, um venezuelano, um peruano e um uruguaio. Do total, oito vão viver sua primeira experiência no futebol, e muitos deles se destacaram na última Libertadores.

As oitavas da Champions estão definidas. Assine o EI PLUS e tenha uma programação exclusiva aonde você estiver. Só R$ 1,90. PREÇO POR TEMPO LIMITADO!

O cenário atual favorece a chegada de jogadores estrangeiros ao futebol brasileiro. O vice de futebol do Flamengo, Flávio Godinho, cita os avanços tecnológicos na observação e monitoramento de atletas do exterior e diz que, hoje, nenhum clube grande do Brasil contrata por DVD.

“A América do Sul ainda é um mercado atraente para o futebol brasileiro. Você consegue contratar jogadores por um custo competitivo, assim como os europeus fazem com a gente. Acho que isso explica porque tantos estrangeiros estão jogando no Brasil. Ninguém mais hoje em dia compra jogador por DVD. Você tem uma série de softwares que ajuda a pegar os dados do jogador, acesso a quatro ou cinco jogos do atletas, que são assistidos por avaliadores independentes. Se passar pelo crivo, alguém da sua equipe assiste localmente e você vai atrás de informações com técnicos para minimizar o erro da contratação”.

Para o jornalista equatoriano Carlos Humberto Nuñez Gaibor, da Radio Centro de Ecuador, o Brasil é encarado como uma vitrine maior para que os atletas sul-americanos chamem a atenção de clubes europeus.

“O Brasil sempre será um bom destino para qualquer jogador da América do Sul. Chama muita atenção a técnica e o nível, que é bastante alto. Se falarmos do aspecto econômico, a atual situação do país permite a chegada de jovens que, depois, possam dar o grande salto para o futebol europeu. Assim, chegaram três jogadores equatorianos bem jovens ao Brasil: Orejuela, Sornoza e Caicedo”.

Outros jogadores sul-americanos foram especulados e também podem pintar no futebol brasileiro como Cecílio Domínguez, do Cerro Porteño-PAR, Orlando Berrío, do Atlético Nacional-COL, Leonardo Valencia, do Palestino-CHI, Eduardo Vargas, do Hoffenheim-ALE, Jefferson Farfán, do Al Jazira-EAU, dentre outros.

Confira a lista dos novos estrangeiros dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro:

Alejandro Guerra (Palmeiras) – venezuelano

Dámian Escudero (Vasco) – argentino

Darío Conca (Flamengo) – argentino

Emilio Zeballos (Chapecoense) – uruguaio

Jefferson Orejuela (Fluminense) – equatoriano

Junior Sornoza (Fluminense) – equatoriano

Leonardo Pisculichi (Vitória) – argentino

Luis Caicedo (Cruzeiro) – equatoriano

Miguel Trauco (Flamengo) – peruano

Pablo Armero (Bahia) – colombiano

Vladimir Hernández (Santos) – colombiano

Walter Montillo (Botafogo) – argentino



Notícias

Futebol Brasileiro

Programação da TV

Fundamos o Esporte Interativo em 2007 para ser uma empresa dedicada a produzir e distribuir conteúdo esportivo em múltiplas plataformas e para estar perto do apaixonado por esportes, onde ele estiver. Por isso, falamos com a linguagem do torcedor, com paixão e emoção. Foi assim que escolhemos e nos orgulhamos dessa decisão, em todas as mídias que estamos presentes.

© 2014 ESPORTE INTERATIVO. Todos os Direitos Reservados.

Powered by WordPress.com VIP
 ;