Futebol Brasileiro

Santos 105! O pioneirismo do Santos na Libertadores e no futebol arte

Peixe, que busca o tetracampeonato, foi o primeiro time do Brasil a conquistar a principal competição da América do Sul

Futebol Brasileiro POR Futebol Brasileiro
Com dois de Pelé, Santos bateu o Peñarol e se sagrou campeão da Libertadores de 1962 (Foto: Getty Images)

O Santos, durante os seus quase 105 anos, soma algumas marcas que dão um certo pioneirismo à equipe alvinegra. Um destes feitos, entre tantos outros, é o fato de ter sido o primeiro brasileiro a conquistar a Libertadores, principal competição da América do Sul.

Leia também outras matérias especiais para o aniversário do Santos:

Santos 105! Como um volante foi fundamental para o Peixe ser o time com mais gols no mundo

Santos 105! Onde o raio cai mais de uma vez no mesmo lugar

Santos 105! O dia em que uma guerra foi interrompida para ver o Peixe jogar

A competição, inaugurada em 1960, teve como primeiro bicampeão o Peñarol-URU, que bateu o Palmeiras na final de 1961. Na edição de 62, o uruguaios tinham todo o caminho traçado para o tricampeonato, mas não contavam com uma coisa: o futebol arte do Santos Futebol Clube.

Surpreendidos no jogo de ida, no Uruguai, onde perderam por 2 a 1, o time aurinegro conseguiu reverter a vantagem na partida de volta, na Vila Belmiro, vencendo o Peixe por 3 a 2 e forçando um jogo de desempate.

Com o quinteto mágico completo, formado por Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe (o Rei havia desfalcado o Peixe nos dois primeiros jogos), o Santos passou por cima dos uruguaios, vencendo por 3 a 0, e se tornou o primeiro brasileiro a conquistar a América.

“O Lula conseguiu fazer uma equipe de vencedores, não jogava perdedor nesse time. Eu chegava a ponto de chorar quando perdia, Pelé chegava ao ponto de chorar quando perdia, era uma coisa que a gente criou mesmo para vencer”, disse o Gênio da Pequena Área Coutinho.

49 anos depois da decisão, Santos e Peñarol voltaram a se encontrar na final da Libertadores. Em 2011, o Peixe conseguiu o empate no Uruguai e, no Pacaembu, a equipe comandada por Neymar conquistou a terceira Libertadores para o Peixe.


Notícias

Futebol Brasileiro

Programação da TV

Fundamos o Esporte Interativo em 2007 para ser uma empresa dedicada a produzir e distribuir conteúdo esportivo em múltiplas plataformas e para estar perto do apaixonado por esportes, onde ele estiver. Por isso, falamos com a linguagem do torcedor, com paixão e emoção. Foi assim que escolhemos e nos orgulhamos dessa decisão, em todas as mídias que estamos presentes.

© 2014 ESPORTE INTERATIVO. Todos os Direitos Reservados.

Powered by WordPress.com VIP
;