Fortaleza; Rinaldo; Série C; Castelão; Artilheiro; 2004; Quartas de Final; Juventude; Tricolor; Leão do Pici, Artilheiro do último acesso da história do Fortaleza, Rinaldo fala sobre jogo decisivo

Futebol Nordeste

Artilheiro do último acesso da história do Fortaleza, Rinaldo fala sobre jogo decisivo

Atacante fez 14 gols e foi o maior marcador da Série B em 2004, quando o Leão chegou à elite nacional pela última vez

Futebol Nordeste POR Futebol Brasileiro
Rinaldo, um dos maiores jogadores da história do Fortaleza (Foto: Reprodução)
Rinaldo, um dos maiores jogadores da história do Fortaleza (Foto: Reprodução)

Por Yuri Felipe

A torcida do Fortaleza tenta se apegar aos ídolos do passado para construir um novo futuro. E na memória recente do torcedor, é quase uma unanimidade o nome de Rinaldo, atacante que atuou no clube por quatro vezes, vencendo três campeonatos cearenses, sendo o maior artilheiro do Leão em campeonatos nacionais, com 43 gols, e o segundo maior goleador da história, com 126,. Ele também se credencia por ser o maior artilheiro em uma só edição do Clássico-Rei, quando marcou quatro vezes contra o Ceará em 2006. Além destes números, o jogador liderou o ranking de gols da Série B de 2004, última vez em que o Tricolor conquistou um acesso em Campeonatos Brasileiros.

É decisão! Fortaleza e Juventude brigam pela última vaga na série B 2017. Assista esse duelo emocionante aqui no EI PLUS.

Com uma história repleta de vitórias e conquistas, a identificação de Rinaldo com o Fortaleza é enorme, tanto que o ídolo acompanha de perto o clube até hoje. O ex-atacante do Leão falou com o Esporte Interativo, e comentou sobre a expectativa para o confronto decisivo diante do Juventude, no próximo domingo (09), às 19h (de Brasília), que o EI MAXX transmite ao vivo e com exclusividade. O jogo das quartas de final da Terceira Divisão, vale uma vaga na Série B do Campeonato Brasileiro, objetivo que o clube busca há sete anos.

Esporte Interativo: Como você vê a diferença do elenco deste ano para o do ano passado, que acabou ficando nas quartas de final?

Rinaldo: Eu acho que o time esse ano está bem mais focado. Às vezes tem uns jogos que jogam bem, as vezes em uns jogos que jogam mal, mas a gente vê que o grupo está mais focado que o do ano passado. E tem tudo para subir. Pelo jogo que eu vi do Fortaleza e Juventude no Alfredo Jaconi, eu acho que aqui tem tudo para fazer o resultado. Até porque, pela torcida que vai, eu acho que é o momento, é o ano, é a chance que o Fortaleza está tendo para realmente subir para a Segunda Divisão.

Esporte Interativo: Você, apesar de ter saído antes do final, foi importante para o último acesso do clube, na Série B de 2004, sendo o artilheiro da competição. Como foi aquela campanha?

Rinaldo: Para a gente é prazeroso. Até porque, este ano que o Fortaleza subiu para a Primeira Divisão, eu fiz 12 jogos, fiz 14 gols e fui para a Coreia do Sul e fiquei acompanhando de lá. Eu acho que no Fortaleza, tudo quando está na dificuldade é que o clube chega. Porque, todos os anos aí que bateu na porta, o time tinha aquela gordurinha para queimar e quando chegou no mata-mata deixou a desejar. Esse ano foi diferente, quase que não conseguiu a classificação, classificou na penúltima rodada. Então as coisas estão caminhando para realmente este ano chegar. Então acho que é esse o ano. Pela dimensão, tradição, pela torcida que o Fortaleza tem, acho que não merece mais estar na Série C. E para o jogo contra o Juventude, devem estar mais de 60 mil pessoas, então acho que é o ano para o Fortaleza subir e nós vamos estar a todo momento ali empurrando para isso acontecer.

Esporte Interativo: Nos últimos dois anos, o Fortaleza acabou batendo na trave e sendo eliminado no Castelão. O que você acha que faltou e como o time pode superar esses traumas?

Rinaldo: As vezes, pode ser que nesses elencos tiveram jogadores que não estavam acostumados a jogar para 60 mil pessoas e isso aí as vezes pode ser prejudicial. Eu acompanhei os dois últimos anos, foram muitos jogadores que sentiram a pressão da torcida. A bola queimava no pé, jogadores que sumiam do jogo. O que pode ser diferente é jogar de igual para igual, realmente vai ter um pouco de pressão, eu sei como é que é o torcedor do Fortaleza, se o time não fizer um gol com 30 minutos a torcida vai começar a pegar no pé de alguns jogadores, porque sempre foi assim. E esses jogadores tem que se manter focado, não ouvir a pressão da torcida e ficar tranquilo dentro de campo. A pressão vai existir porque já está no psicológico de mata-mata o Fortaleza não chegar, mas esse ano é diferente, porque os jogadores estão mais focados. É a postura, a determinação e jogar de igual para igual que eu tenho certeza que tem tudo para conquistar o acesso.

Esporte Interativo: Anselmo é um dos artilheiros do ano no país, com 23 gols marcados, mas não balançou a rede nos últimos jogos. Qual conselho que você um dos maiores artilheiros da história do clube, pode dar ao camisa 9 do Leão?

Rinaldo: É nesses jogos que aparece o matador. O Anselmo é um jogador que é o artilheiro do Fortaleza, do Brasil, e não é por acaso. Alguns jogos ele não tem feito gol, mas se você ver os jogos, ele não está tendo oportunidade clara. É um jogo que todo mundo gosta de jogar, aquele que fizer o gol fica para a história no clube. É uma subida para a Série B, onde o clube já está há sete anos na Série C, então é um jogo diferenciado para todos os jogadores e eu tenho certeza que o Anselmo, que é um matador, está numa boa fase. Tenho certeza que na hora certa ele vai estar pronto para fazer o gol e ajudar o Fortaleza a subir para a Série B.

A cobertura completa do futebol nordestino você encontra nesta sexta-feira (07), nos canais Esporte Interativo.

Confira os melhores momentos de Juventude 0x0 Fortaleza – Série C


Notícias

Futebol Nordeste

Programação da TV

Fundamos o Esporte Interativo em 2007 para ser uma empresa dedicada a produzir e distribuir conteúdo esportivo em múltiplas plataformas e para estar perto do apaixonado por esportes, onde ele estiver. Por isso, falamos com a linguagem do torcedor, com paixão e emoção. Foi assim que escolhemos e nos orgulhamos dessa decisão, em todas as mídias que estamos presentes.

© 2014 ESPORTE INTERATIVO. Todos os Direitos Reservados.

Powered by WordPress.com VIP
 ;