Futebol Nordeste

Em 1919, Santa venceu o Botafogo e se tornou o primeiro nordestino a vencer time do eixo Rio-SP

Triunfo do time coral por 3 a 2 entrou para a história do futebol do Nordeste

Futebol Nordeste POR Futebol Brasileiro
(Foto: Reprodução/Santa Cruz)
Um jornal da época noticiou a vitória do Santa(Foto: Reprodução/Santa Cruz)

por Jamille Bullé

Em 1919, o Botafogo foi ao Recife pela primeira vez, para uma excursão de seis jogos promovida pelo Sport, pela inauguração da arquibancada de madeira do Campo da Avenida Malaquias. Na partida contra o Rubro-Negro, uma estrondosa vitória do Alvinegro por 6 a 1, no dia 26 de janeiro. O duelo seguinte foi contra o Santa Cruz, no mesmo estádio.

Sport e Ceará são os times nordestinos melhores classificados em nossa pesquisa. Clique e ajude o seu clube a subir na tabela!

No dia 30 de janeiro, o Tricolor e o Glorioso entraram em campo. A equipe carioca, três vezes campeã estadual e já consolidada no cenário futebolístico nacional, saiu na frente, com gol de Petiot. No entanto, o time coral, fundado quatro anos antes por representantes da classe média – incluindo Lacraia, primeiro negro a jogar em Pernambuco, que atuou no confronto -, mostrou que não se entregaria. O Santa empatou com Tiano e virou com Pitota. O Alvinegro até empatou, de pênalti, com Monti, mas o Santinha fez o terceiro e fechou o placar. Quanto ao autor do gol, há controvérsias. Alguns dizem que foi Tiano, outros afirmam ter sido um tento de Nequinho.

Com a vitória por 3 a 2, o Santa Cruz entrou para a história. Foi a primeira equipe nordestina a derrotar um time do eixo Rio- São Paulo. A repercussão em volta do triunfo coral foi tão grande que a presença do aviador Santos Dumont em Recife acabou ofuscada pelo grande feito tricolor.

A cobertura completa do futebol brasileiro você encontra nos canais Esporte Interativo

Tite não acredita em Neymardependência: ‘A qualidade individual só aparece quando o conjunto é forte’


Notícias

Futebol Nordeste

Programação da TV

Fundamos o Esporte Interativo em 2007 para ser uma empresa dedicada a produzir e distribuir conteúdo esportivo em múltiplas plataformas e para estar perto do apaixonado por esportes, onde ele estiver. Por isso, falamos com a linguagem do torcedor, com paixão e emoção. Foi assim que escolhemos e nos orgulhamos dessa decisão, em todas as mídias que estamos presentes.

© 2014 ESPORTE INTERATIVO. Todos os Direitos Reservados.

Powered by WordPress.com VIP