Futebol Nordeste

'¿Plata o plomo?' Independiente Medellín tem história vinculada a narcotráfico e Pablo Escobar

Equipe será o adversário do Santa Cruz nas oitavas de final da Sul-Americana

Futebol Nordeste POR Futebol Brasileiro
(Foto: Reprodução)
Pablo Escobar era uma figura importante no futebol de Medellín(Foto: Reprodução)

por Jamille Bullé

A história da Colômbia tem um capítulo marcado pela presença do poderoso narcotráfico no país. No futebol, a situação não foi diferente. Algumas equipes colombianas receberam dinheiro de traficantes famosos, como é o caso do Deportivo Independiente Medellín-COL – adversário do Santa Cruz na Copa Sul-Americana -, que foi beneficiado por Pablo Escobar na década de 80.

Sport e Ceará são os times nordestinos melhores classificados em nossa pesquisa. Clique e ajude o seu clube a subir na tabela!

Antes de se envolver com o esporte, o Patrón, ainda não associado à imagem de narcotraficante, entrou para a política, buscando mascarar suas atividades no tráfico e distanciar a opinião pública delas. Como político, Escobar passou a ser adorado pelas camadas mais populares da cidade por ter fundado o bairro Medellín sin toguros – que acabou conhecido, informalmente, como Pablo Escobar. Além disso, também construiu mais de 50 campos de futebol para a população carente, locais estes onde boa parte dos craques de 90 deram seus primeiros pontapés.

TO GO WITH AFP STORY BY FLORENCE PANOUSSIAN View of the Pablo Escobar neighborhood in Medellin, Colombia, on December 2, 2015. 22 years after his death, Escobar is still revered by many people. AFP PHOTO/Raul ARBOLEDA / AFP / -- / RAUL ARBOLEDA (Photo credit should read RAUL ARBOLEDA/AFP/Getty Images)
Bairro com o nome de Pablo Escobar (Foto: RAUL ARBOLEDA/AFP/Getty Images)

Partindo para o futebol, Pablo Escobar viu no esporte uma saída para lavagem de dinheiro do tráfico de drogas. Os principais clubes de Medelín receberam a intervenção do traficante: o Atlético Nacional e o Independiente de Medellín, clube de coração de Pablo. Outro fator que motivou o Patrón a entrar no universo futebolístico foi o fato de irmãos Rodríguez Orejuela, chefes do cartel de Cali que rivalizavam com Escobar, financiarem o América de Cali – cinco vezes consecutivas campeão colombiano no período de 1982 a 1986, além de finalista da Libertadores em três oportunidades entre 1985 e 1987.

No futebol, a famosa lei dos cartéis plata o plomo (dinheiro ou chumbo, em tradução livre) entrava em campo. Árbitros eram ameaçados de morte se não aceitassem o suborno oferecido pelos chefões do tráfico. Em 15 de novembro de 1989, o episódio mais trágico nos gramados aconteceu com o assistente Álvaro Ortega. O Independiente enfrentou o América, em Cali, e no fim da partida, Ortega anulou um gol do DIM, que terminou derrotado por 2 a 1. No jogo de volta, o mesmo auxiliar foi escalado para a partida em Medelín, que terminou em 0 a 0. Na mesma noite, Ortega foi morto a tiros, e a mando de Pablo, como relatou Jairo Velásquez, braço direito de Escobar, conhecido na época como Popeye.

Com a morte de Ortega, a Conmebol e a Fifa pressionaram as autoridades do futebol colombiano, e o campeonato de 1989 acabou cancelado. Das seis equipes com chances de título, quatro eram amparadas pelo narcotráfico.

Mesmo com a morte de Pablo Escobar em 1993, os crimes não deixaram de figurar na história do Independiente Medellín. Rodrigo Tamayo Gallego e Mario de Jesús Valderrama, ex-dirigentes do clube entre 1998 e 2006, foram presos por lavagem de dinheiro no período que estiveram à frente da equipe.

Independiente Medellín e Santa Cruz se enfrentam na quarta-feira (21), às 21h45 (de Brasília), no estádio Atanasio Girardot, em Medellín, pela partida de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana.

(Foto: Reprodução)
Escobar em uma partida de futebol (Foto: Reprodução)

A cobertura completa do futebol brasileiro você acompanha nos canais Esporte Interativo.

Veja também: Tite explica convocação de Muralha


Notícias

Futebol Nordeste

Programação da TV

Fundamos o Esporte Interativo em 2007 para ser uma empresa dedicada a produzir e distribuir conteúdo esportivo em múltiplas plataformas e para estar perto do apaixonado por esportes, onde ele estiver. Por isso, falamos com a linguagem do torcedor, com paixão e emoção. Foi assim que escolhemos e nos orgulhamos dessa decisão, em todas as mídias que estamos presentes.

© 2014 ESPORTE INTERATIVO. Todos os Direitos Reservados.

Powered by WordPress.com VIP