Melhor Futebol do Mundo

BVB X FCB; o deleite de um encontro entre goleadores e a falta de visão de um técnico

No dia do Derby onde o BVB recebe os bávaros em casa, fica clara a ausência da predominância do FCB na Bundesliga

Melhor Futebol do Mundo POR Melhor Futebol do Mundo
Pierre-Emerick Aubameyang, Borussia Dortmund (Foto: Divulgação/Borussia Dortmund/Facebook)
(Foto: Divulgação/Borussia Dortmund/Facebook)

Por Fátima Lacerda*

Nenhum torcedor do Borussia Dortmund gosta de pensar que, na próxima temporada, o fenomenal Aubameyang estará realizando um sonho de infância: o de jogar no Real Madrid.

Neste sábado, quando os BVB’s jogam em casa contra a fração da calça de couro da Baviera em um dos derbys mais aguardados da temporada. Tempos foram aqueles em que a predominância do Bayern era uma constante na Bundesliga. E se nessa atual temporada, o FCB não goza mais da clara dominância das últimas temporadas. Várias são as razões e se não fosse o técnico Thomas Tuchel, o Borussia poderia lucrar muito mais com esse solo favorável.

Por partes

O catalão Pep Guardiola, über-estratégico e a cada minuto preocupado em melhorar a equipe com a clara obsessão de vencer, vencer, vencer, não deixando nenhuma escolha, impregnou seu estilo aos bávaros. Seu perfeccionismo e capacidade estratégica encanta os analistas esportivos e também jogadores. O brasuca Douglas Costa declarou certa vez em entrevista de TV: Quando eu cheguei o Pep indagou: Está preparado para ver o futebol de uma maneira completamente diferente?. Mesmo depois da gestão Guardiola, o time ainda continua impregnado pelas suas influências.

Com a chegada de Ancelotti, veio também uma figura paterna, um cara buona gente e a explícita declaração de não querer modificar o time. Junto ao estilo de administração do legado de Guardiola, analistas esportivos explicam a falta de clara soberania com o cansaço dos jogadores. Thomas Müller, o notório goleador de outros tempos, sofre de falta de inspiração, daquilo que o ex-goleiro Oliver Kahn chama de criatividade e estar disposto a comer grama.

Agora é Leipzig!

A falta de dominância do FCB na Bundesliga é ratificada também pela sensacional campanha que o RB Leipzig vem fazendo. Na sexta-feira, o time saiu do campo vencedor (3 a 2) e se mostra, sem medo de ser feliz, no ápice da tabela do campeonato em sua décima semana e ainda contabiliza o título da ascensão (da segunda divisão) de maior sucesso. Isso é recorde!

O encontro

No jogo que mostra os torcedores nas redes sociais em clima de expectativa com o Saturday Night Fever, dois dos melhores goleadores do futebol europeu estarão frente à frente: Aubameyang (BVB) e Lewandowski (FCB).

O que dizem as estatísticas

Aubameyang: Em 105 jogos pela Bundesliga, a estrela do BVB marcou 65 gols, o que significa o percentual de 0,65% de gols por partida.

Lewandowski: Em 204 jogos pela Bundesliga, o polonês marcou 128 gols pelo FCB.

A constância no desempenho de alto nível é um denominador comum entre os dois.

No momento, Aubameyang se encontra em uma fase melhor do que Lewa. O Derby deste sábado (19) será, de uma forma ou de outra, um deleite para quem ama o futebol. O clássico só não fica perfeito porque, ao contrário do anteriormente divulgado, Marco Reus ainda não fará parte da equipe. Desta vez são problemas no calcanhar que impedem o fim do jejum de 6 meses sem jogar. No início da tarde de sexta-feira (18), a diretoria do clube divulgou a notícia, afirmando que, depois de um longo período de lesão do jogador, não quer correr riscos.

SHENZHEN, CHINA - JULY 27: Thomas Tuchel, head coach of Dortmund looks on during team training session for 2016 International Champions Cup match between Manchester City and Borussia Dortmund at Shenzhen Universiade Stadium on July 27, 2016 in Shenzhen, China. (Photo by Lintao Zhang/Getty Images)
(Foto: Getty Images)

A falta de visão de Thomas Tuchel

Não fosse a visão limitada do técnico do Borussia, que parece perceber o time como uma faculdade de educação física sem nem chegar perto da obsessão de vencer, o jogo deste sábado poderia se tornar um delicioso início de luta e determinação para levantar no troféu, a tigela (Die Schale) no final desta temporada.

No recente confronto com o time de Gelsenkirchen, na coletiva, Tuchel elogiou o momento e declarou: É muito bacana estar aqui. Não é preciso ter um temperamento explosivo para, como torcedor do Borussia, botar a mão na cabeça e gritar: que equívoco.

Provavelmente na coletiva depois do confronto com o Bayern, Tuchel irá elogiar o técnico do time adversário, relatando que sempre o admirou e vai continuar com a sua dialética de chá das cinco. Isso não combina com o futebol, nem com a história do Borussia e ainda muito menos com o esporte competitivo de alto nível. Mesmo que de formas diversas, em Derbys contra o time de Gelsenkirchen ou com o FCB trazem muita coisa em jogo. E para Tuchel, vindo do time simplório como o Mainz 05, parece que a ficha ainda não caiu.

Até o presente momento, no décimo primeiro jogo da atual temporada, Tuchel se recusa a falar sobre o objetivo de conquistar o campeonato, como se isso fosse um tabu. O Borussia merece um treinador com mais visão e com genialidade para conduzir a equipe. O BVB ainda não fala em conquistar o campeonato, nem pensa como vai ser quando Auba não mais constar na lista de pagamento do clube – que ainda sofre as sequelas das saídas, de uma tacada só, de Mats Hummels, Henrikh Mkhitaryan e Ilkay Gündogan.

*De Berlim, em colaboração com o Esporte Interativo

Trazendo tudo o que acontece de mais importante no futebol internacional, o Melhor Futebol do Mundo vai ao ar de segunda a sexta, a partir das 10h (horário de Brasília).


Notícias

Melhor Futebol do Mundo

Programação da TV

Fundamos o Esporte Interativo em 2007 para ser uma empresa dedicada a produzir e distribuir conteúdo esportivo em múltiplas plataformas e para estar perto do apaixonado por esportes, onde ele estiver. Por isso, falamos com a linguagem do torcedor, com paixão e emoção. Foi assim que escolhemos e nos orgulhamos dessa decisão, em todas as mídias que estamos presentes.

© 2014 ESPORTE INTERATIVO. Todos os Direitos Reservados.

Powered by WordPress.com VIP