Melhor Futebol do Mundo

Iker Casillas elege os seus cinco melhores goleiros de todos os tempos

Goleiro do Porto, e ex-Real Madrid, o espanhol apontou Peter Schmeichel como o melhor de todos os tempos

Melhor Futebol do Mundo POR Melhor Futebol do Mundo
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Ex-goleiro do Real Madrid e atualmente titular do Porto, Iker Casillas enumerou quem são na sua opinião os cinco melhores jogadores de sua posição em todos os tempos. Na primeira colocação o espanhol citou o dinamarquês Peter Schmeichel, que marcou época pelo Manchester United e estava na histórica conquista da Liga dos Campeões da temporada 1998/1999.

Que campeonato europeu você gostaria de ver no Esporte Interativo? Clique e nos conte! 

Casillas também surpreendeu ao apontar entre os cinco o compatriota Victor Valdés. Atualmente no Middlesbrough, Valdés esteve 12 temporadas no Barcelona, mas nunca foi uma unanimidade. Depois do clube catalão, o goleiro foi para o Manchester United e pouco jogou. Depois dos Diabos Vermelhos ainda passou pelo Standard Liége antes de chegar ao Boro.

Confira a lista completa de Casillas:

1) Peter Schmeichel

Goleiro - Peter Schmeichel

Começou a carreira no início da década de 80 defendendo o Gladsaxe-Hero de seu país, mas obteve destaque primeiro pelo Brondby. Tanto que chamou a atenção de Alex Ferguson e o escocês o levou para o Manchester United em 1991. Em oito temporadas pelos Diabos Vermelhos, ajudou o United a vencer cinco vezes o Campeonato Inglês e a Copa da Inglaterra em três ocasiões. Isso sem falar na histórica conquista da Liga dos Campeões, em 1999, na final em que a equipe virou a partida nos acréscimos para cima do Bayern de Munique.

Passou ainda por Sporting, tendo sido campeão português em 2000, Aston Villa e Manchester City antes de se aposentar. Foi eleito o melhor jogador do Campeonato Inglês na temporada 1995/96, e o melhor goleiro da Europa nos anos de 1992, 1993, 1997 e 1999. Em 2003 entrou para o Hall da Fama do futebol inglês.

2) Arconada

Spanish goalkeeper Luis Arconada foils a Spanish attack with a spectacular save during a semi-final of the UEFA European Football Championship at the Stade Gerland, Lyon, 24th June 1984. The match ended in a penalty shootout with Spain winning 5-4. (Photo by Getty Images)
(Getty Images)

Luis Arconada jogou toda a sua carreira pela Real Sociedad. Apelidado como “O Polvo” devido às suas habilidades entre as traves, foi um dos símbolos da era de ouro da equipe basca durante a década de 80. Neste período a Real Sociedad conquistou um bicampeonato espanhol nas temporadas 1980/81 e 1981/82 e a Copa do Rei em 1987.

Arconada foi o titular da seleção espanhola na campanha do vice-campeonato da Eurocopa de 1984. Individualmente foi eleito o melhor goleiro do Campeonato Espanhol nas temporadas 1979/80, 1980/81 e 1981/82.

3) Gianluigi Buffon

Gianluigi Buffon - cerca de 14 milhões de reais por ano (Foto: Valerio Pennicino / Getty Images)
(Valerio Pennicino / Getty Images)

Um ícone do futebol italiano. Buffon é o jogador que mais vezes defendeu a Azzurra na história, em 165 partidas, e o detentor do recorde de minutos sem sofrer gols no Campeonato Italiano: foram 974 minutos, ou 10 partidas, de invencibilidade durante a temporada 2015/16.

A carreira profissional de Buffon começou em 1995, pelo Parma. No clube da Emilia-Romagna esteve por seis temporadas, tendo sido campeão da Copa Itália e da Copa da Uefa (atual Europa League) em 1999.

Esse sucesso fez com que a Juventus pagasse 52,8 milhões de euros para contratá-lo. Valor recorde até hoje para um goleiro.

Pela Vecchia Signora, Buffon virou lenda. É o segundo jogador com mais partidas na história do clube, com 588 jogos, só sendo superado pelo seu ex-companheiro Alessandro Del Piero (705 jogos). Ao longo de 16 temporadas, incluindo a atual, Buffon ajudou a Juve a vencer sete vezes o Campeonato Italiano e duas vezes a Copa Itália. Foi vice-campeão da Liga dos Campeões nas temporadas 2002/03 e 2014/15. Pela seleção italiana foi campeão mundial em 2006.

Em 10 temporadas, Buffon foi escolhido como o melhor goleiro do Campeonato Italiano. E em 2003 foi o apontado como o melhor de sua posição na Europa, além de ter sido segundo colocado da Bola de Ouro em 2006.

4) Oliver Kahn

HONG KONG - JULY 01: Oliver Kahn of Bayern Munich feels the heat during the Bayern Munich vs Sao Paulo FC match of the HKSAR 10th Anniversary Reunification Cup at Hong Kong Stadium on July 1, 2007 in Hong Kong, China. (Photo by Adam Pretty/Getty Images)
(Adam Pretty/Getty Images)

Antes de Manuel Neuer, Oliver Kahn foi a muralha à frente do gol do Bayern de Munique. Defendeu o clube bávaro por 14 temporadas, entre 1994 e 2008.

Melhor jogador do Campeonato Alemão em 2000 e 2001, terceiro colocado na Bola de Ouro, em 2001 e 2002, Khan era um desses goleiros que assustava. O seu semblante sempre fechado ajudava a contruir essa imagem, além é claro da sua capacidade de crescer à frente dos atacantes.

Iniciou a carreira no Karlsruher, clube de sua cidade natal, e desembarcou em Munique no ano de 1994. Logo tomou conta da posição.

Em 2001 viveu o maior momento de sua carreira, na final da Liga dos Campeões. Contra o Valencia, Kahn defendeu três cobranças nas disputas de pênaltis e garantiu o título europeu ao Bayern, quebrando um jejum de 26 anos sem a Orelhuda.

No ano seguinte foi vice-campeão mundial pela seleção alemã, mas mesmo tendo levado dois gols do brasileiro Ronaldo na final da Copa do Mundo, foi escolhido como o melhor jogador do torneio.

Se despediu do Bayern com oito conquistas do Campeonato Alemão, seis títulos da Copa da Alemanha, seis Copas da Liga Alemã, uma Liga dos Campeões, uma Copa da Uefa e um Mundial Interclubes. Esteve também no título europeu da seleção alemã, em 1996.

5) Victor Valdés

Victor Valdés nunca jogou por um outro clube que não fosse o Barcelona. Foto: Getty Images.
(Getty Images)

A grande surpresa da lista de Casillas. Oriundo das categorias de base do Barcelona, Victor Valdés subiu para o time principal em 2002.

Apesar dos títulos conquistados pelo clube catalão, e por ser um dos homens de confiança do técnico Pep Guardiola, nunca foi uma unanimidade. Pelo Barça foi seis vezes campeão espanhol, duas vezes campeão da Copa do Rei, três vezes campeão da Liga dos Campeões e duas vezes campeão do Mundial Interclubes. Era o reserva de Casillas nas conquistas da Copa do Mundo de 2010 e da Eurocopa de 2012.

Ganhou o prêmio de melhor goleiro do Campeonato Espanhol nas temporadas 2009/10 e 2010/11. Justamente no auge do Barcelona de Pep Guardiola.

Em 2014 sofreu uma séria lesão no joelho, que acabou com sua carreira no clube catalão. Em outubro daquele ano, o Manchester United abriu as portas para o espanhol. Porém não teve muitas chances, principalmente com a chegada do técnico holandês Louis Van Gaal.

Emprestado por seis meses em janeiro de 2016 ao Standard Liége, Valdés conquistou a Copa da Bélgica. Na última janela de transferências foi contratado pelo Middlesbrough.

Real Madrid relembra primeiro gol de falta de Roberto Carlos pelo clube: 


Notícias

Melhor Futebol do Mundo

Programação da TV

Fundamos o Esporte Interativo em 2007 para ser uma empresa dedicada a produzir e distribuir conteúdo esportivo em múltiplas plataformas e para estar perto do apaixonado por esportes, onde ele estiver. Por isso, falamos com a linguagem do torcedor, com paixão e emoção. Foi assim que escolhemos e nos orgulhamos dessa decisão, em todas as mídias que estamos presentes.

© 2014 ESPORTE INTERATIVO. Todos os Direitos Reservados.

Powered by WordPress.com VIP
;